Chamada a empreendedores
Tem uma ideia de negócio em que realmente acredita, mas falta-lhe um suporte financeiro para o explorar?

Pois bem, se essa é a sua situação, soube há minutos de uma iniciativa da rtp2 e do ISCTE, chama-se AUDAX – Negócios à Prova e é um concurso de televisão em que através da elaboração de planos de negócio e da sua apresentação, virá a ser atribuído um apoio financeiro no valor de 50.000 para lançamento da empresa.
Após a inscrição realizada no site, irá haver uma selecção dos projectos do júri e serão seleccionados 30 projectos (+3 suplentes). Depois em 10 programas, serão apresentados os projectos 3 a 3, pelo líder de cada equipa e serão avaliados por um júri, para passar à finalíssima. Serão avaliados os seguintes factores:
- Carácter inovador do projecto, independentemente do seu sector de actividade;
- Viabilidade económica e financeira do projecto;
- Grau de motivação e capacidade do líder e da sua equipa para criar e desenvolver a empresa;
- Qualidade das competências dos membros da equipa de promotores, bem como a adequação dos seus CVs ao projecto e o seu envolvimento nos mesmos;
- Estado do eventual registo de patentes ou dos direitos de propriedade intelectual indispensáveis ao negócio;
- Competitividade comercial expectável;
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável do país (ao nível ambiental, coesão social e económico);
- Resistência da ideia face a alterações do contexto (plano de contingência);
- Capacidade de comunicação dos promotores e sua adaptação ao ambiente de televisão.
Apesar de não estar interessado em participar, estou bastante ansioso por ver o que os jovens empreendedores de Portugal estão a pensar fazer. Gostei mesmo deste programa de televisão (que como todos os bons, passam na rtp2), tanto pelo apoio à melhor iniciativa, como à divulgação das outras todas.
Edit: Depois de uma notícia tão boa, vi logo a publicidade ao programa da TVI dos noivos, a porcaria de um reality show com mostra de talentos em que o prémio é 100.000 euros, o dobro!